APPS: o mundo dos aplicativos


Postado por: Marcos Dias APPS

APPS e novo jeito de encarar o mercado

Os apps estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros, seja para encontrar relacionamentos, games, calcular a quantidade de cervejas e carne para o churrasco, desconto em viagens ou até mesmo para ajudar a escolher os melhores roteiros para as trips. Os aplicativos se fazem cada vez mais necessários em um convívio social marcado pela falta de tempo e o imediatismo das informações.

O mercado de tecnologia chega a movimentar cerca de US$ 25 bilhões anuais, com expectativa de alcançar US$ 70 bilhões em 2017, de acordo com a projeção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O crescimento de uso ainda é marcado pelo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que mais da metade dos brasileiros com acesso à internet usa smartphones e tablets para navegar. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013.

Que o celular é o companheiro inseparável da grande maioria das pessoas, isso todo mundo já sabe, mas vale ressaltar a transformação do aparelho como ferramenta indispensável no melhoramento da qualidade de vida dos usuários, através de diversos aplicativos para bem-estar.

Além de todos os processos estratégicos para gerir uma Comunicação Digital, a Explay Web Agency possui uma equipe especializada para o desenvolvimento de aplicativos para desktop e mobile. O Gerente de Projetos da agência, Gregory Guimarães, revela que “o mercado de apps é bem promissor, mas tende a ter bastante concorrência. No entanto, é preciso ter muito cuidado pois grande parte dos aplicativos criados são baixados e usados apenas uma vez e depois ficam abandonados no celular do usuário. Por isso, é necessário que o aplicativo a ser desenvolvido seja útil e tenha um bom diferencial para ter sucesso”.

Com isso, vale destacar que a área da saúde gera um crescimento significativo em aplicativos voltados a melhorar a qualidade de vida dos usuários. “Hoje no mercado temos uma variedade bem grande de aplicativos que nos ajudam a cuidar da nossa saúde. Temos aplicativos que vão desde acompanhamento de esporte físico até o acompanhamento do sono”, ressalta Gregory.

O aparecimento de diversos apps para saudabilidade criam questionamentos sobre a importância do acompanhamento profissional em uma era digital. “Muitos dos aplicativos tendem a ajudar e auxiliar o profissional da saúde. Embora existam aplicativos voltados para vários segmentos da área, a figura humana ainda é imprescindível em alguns casos e a tendência é não ser substituída”, opina o Gerente de Projeto da Explay. Ou seja, os aplicativos estão cada vez mais presentes nas rotinas dos pacientes e estão, aos poucos, se transformando em uma ferramenta do próprio médico, para controle e acompanhamento do usuário.

 

Como idealizar um projeto?

O Gerente de Projeto da Explay, Gregory Guimarães, utiliza bastante os aplicativos, principalmente como assistentes na prática de atividades físicas. Para ele, é um mercado que pode ser bastante explorado, principalmente no setor da saúde.

O importante na hora de idealizar um projeto, segundo Gregory, “é definir a meta do aplicativo, ou seja, o que deseja atingir com a criação e qual o público destinado”. E completa: “o próximo passo é escolher para quais plataformas serão desenvolvidos, no qual as principais são: IOS, Android e Windows Phone”.

Após definir todo o procedimento técnico, as próximas etapas estão ligadas à criação do design e o projeto visual do app. Por fim, identificar que tipos de inovações podem ser implementadas no aplicativo para que ele se torne mais atrativo.

 

O Produtor Musical

gregoryFormado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e especialista em desenvolvimento IOS pela Udemy, Gregory trabalha há cinco anos com programação. “Desde o terceiro período da faculdade, trabalho com desenvolvimento de software e website. Já trabalhei como estagiário em desenvolvimento front-end e desenvolvedor de software desktop. Desde 2014, trabalho com desenvolvimento de websites e apps para Explay”, relembra Gregory.

Além de ser apaixonado por academia, atividades físicas e pela diversidade do Mundo Digital, Gregory tem uma afinidade musical aflorada. “Eu sempre mexi com música, quando eu era pequeno tinha uma banda. Desde a minha infância, eu sempre sofri uma certa influência do mundo musical”, relembra. E destaca: “quando me mudei de Telêmaco Borba para Curitiba, tive que vender todos os meus instrumentos musicais para custear minha mudança”.

Mesmo com a venda do baixo, da bateria e guitarra, Gregory não desistiu da música. Se formou em DJ pela Academia Yellow e Produtor Musical pela AIMEC. Atualmente, mixa e produz música por hobbie, atualizando com frequência seu canal no SoundCloud, com o pseudônimo Amushead.

 

Sobre a Explay

Há sete anos, a Explay® Web Agency desenvolve serviços positivamente surpreendentes no universo da Comunicação Online. É uma agência intensamente presente no mundo digital, que maneja com excelência as áreas do webdesign e marketing digital. Aqui, as melhores práticas são adotadas para termos êxito na construção de uma comunicação online bem-sucedida. A Explay® trabalha de forma constante com os seguintes serviços: criação de sites e hotsites, e constante manutenção desses; produção e gestão de conteúdo para blogs e redes sociais; marketing digital de alto impacto; SEO e SEM; anúncios online; planejamento digital; e atendimento personalizado.  Além disso, desempenha suas atividades com atenção às melhores práticas do World Wide Web Consortium (W3C) – entidade internacional que orienta o desenvolvimento web. O resultado são projetos com desempenho superior e compatíveis com a maior gama possível de navegadores e equipamentos do mercado – desktops, notebooks, tablets, smartphones Android, IOS, Windows Phone e outros.