Importância do Marketing Digital
09.12.2016

Importância do Marketing Digital nas Estratégias de Comunicação

Qual a real importância do Marketing Digital nas estratégias de comunicação?

No meio de tanta interferência devido aos bombardeios de informações que a internet proporciona, as empresas tiveram que se adaptar às plataformas online para atingir os novos costumes do público-alvo.  Com isso, a importância do Marketing Digital nas estratégias de comunicação corporativa começou a ganhar mais espaço. Mas como avaliar a assertividade desse segmento?

Para melhor ilustrar o cenário, a Explay Web Agency trouxe dois cases de importantes marcas que transformaram a forma de interação online em uma nova experiência, ressaltando a importância do Marketing Digital nas estratégias empresariais de comunicação. A Netflix foi a marca mais bem ranqueada no levantamento que avalia a recomendação dos consumidores, de acordo com o ranking Brand Advocacy, elaborado pela YouGov BrandIndex e Pointlogic, empresa adquirida pelo grupo Nielsen em março.

O feito se deu pela proximidade que a empresa de serviços de streaming criou com o público-alvo. Este posicionamento já foi destaque aqui no blog, quando destacamos a importância do Marketing Digital nas estratégias de comunicação da Netflix.  Neste momento, retratamos como uma boa estratégia de comunicação pode extraordinariamente ser bem-feita e não ser compatível com o produto ou serviço oferecido pela empresa.

A mesma Netflix, dona de um portfólio repleto de ações online bem executadas, trouxe à tona a discussão sobre a importância do Marketing Digital e a frustação da realidade. Na última semana, a empresa de vídeos lançou a primeira produção original brasileira do catálogo de séries e frustrou público e crítica, que não se empolgaram com a trama distópica. Recheada de falhas no roteiro e com péssima atuação, “3%” é uma série que se passa em um futuro pós-apocalíptico não muito distante.

Confira o piloto da produção, lançado em 2011 pela Maria Bonita Filmes:

 

 

O distanciamento online do real…

O principal fato é que a Netflix conseguiu alcançar uma forte disseminação online do lançamento da obra, com estratégias extraordinárias, que abusou de takes, chamadas e a construção da identidade da própria obra nas redes sociais, destacando sua preocupação e dando a real importância ao Marketing Digital. De longe, a produção não conseguiu acompanhar o sucesso da divulgação e expôs uma série de fatores que colocam em xeque a qualidade das produções próprias da empresa – pelo menos no Brasil.

Para analisar isso, nem precisamos sair de casa. No Brasil, outro processo seguiu a mesma linha da Netflix. Este ano a Rede Globo expôs sua preocupação com o mundo online e fortaleceu a marca no campo digital. A emissora construiu as estratégias de lançamento de diversos produções baseadas na importância do Marketing Digital na atual estrutura de comunicação. Destaque para as novas séries que foram lançadas primeiramente no Globo Play – plataforma online dos programas da emissora.

A série Supermax, em especial, ganhou grande repercussão na mídia especializada e uma preocupação maior de divulgação pela emissora. É a primeira aposta da Globo em ficção para internet. Um sucesso que retrata a importância do Marketing Digital e demonstra o mesmo trajeto da série “3%”. Não é original e muito menos inovador, mas isso não quer dizer nada. Prova viva é o grande sucesso da série “Stranger Things” junto ao público brasileiro e mundial.

Por falar no Brasil, mesmo com todo o sucesso e preocupação da emissora, Supermax se transformou em um case de divulgação, que misturou realidade com ficção em todo processo até o lançamento oficial da obra. Isso demostra o quão a Globo está antenada e atenta à importância do Marketing Digital em suas estratégias. Todo este sucesso em divulgação não acompanhou a série, que acumula os piores índices de audiência já registrados em produções globais, segundo o Painel Nacional de Televisão.

O fato é que grandes empresas estão voltando os olhos para o público online e priorizando a importância do Marketing Digital nas estratégias de comunicação, com intuito de interligar os seus serviços e produtos dentro da web. Tudo isso implica na conscientização da relevância que a internet tem para o sucesso de qualquer produção midiática. Só é importante lembrar que o público aguarda alta qualidade nas produções finais, e não apenas na divulgação.