Inbound Marketing
24.05.2017

Inbound Marketing para a sua empresa

Você conhece as oportunidades que o Inbound Marketing oferece para o seu negócio?

O Inbound Marketing envolve um conjunto de estratégias para direcionar consumidores ao site da sua empresa. É uma variedade do marketing que tem foco no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e outras interrupções. Esta metodologia de marketing digital é orientada a atrair usuários em troca de conteúdos de alta relevância.

Uma boa tradução do termo inbound marketing é “marketing de atração”. Imagine que você tem uma empresa de iscas artificiais de pesca. Para atrair visitantes para o seu site, e convertê-los em clientes, você lança mão de uma série de “iscas” de comunicação: blog, mídias sociais, SEO, entre outros.

Falar de pesca para quem odeia praia e rio não faz o menor sentido. Mas se você atrair pescadores e entusiastas para o seu site, pode acabar com a rede cheia de clientes, peixes grandes e rentáveis.

Tudo o que fazemos online deixa rastros, o tempo todo. Tanto é que hoje em dia nem falamos mais em “entrar na internet”, já que nossos smartphones, tablets, computadores, relógios e outros gadgets estão o tempo todo conectados. E isso torna possível identificar o seu público e atraí-lo com conteúdo relevante.

Mas só jogar a isca não é suficiente para transformar visitantes em clientes.

Pense em seu site como um funil. Lá em cima, na abertura maior, estão todos os visitantes. As ações de relacionamento e atração do inbound marketing vão trabalhando este visitante até torná-lo um cliente, na parte mais estreita.

Este é o funil de vendas. E o inbound marketing compreende as seguintes etapas dentro do funil:

ATRAÇÃO

Ninguém entra em restaurante vazio. Para atrair visitantes, você precisa criar conteúdo relevante, e engajar a audiência. Assim eles indicarão o seu site, compartilharão seu conteúdo, e a mágica começará a acontecer.

CONVERSÃO

Depois de atrair os visitantes, é hora de convertê-los em leads. Nessa etapa o usuário demonstra interesse em seu produto, e em troca de mais conteúdo aceita deixar algumas informações adicionais para a sua empresa.

RELACIONAMENTO

Com as informações deixadas pelos leads, começa o relacionamento. A segmentação dos usuários permite que você ofereça conteúdo personalizado, e entenda em que etapa da jornada de compra o prospect se encontra.

VENDA

Agora sim. Depois da isca lançada, e de todo o relacionamento, é hora de fisgar definitivamente o peixe, e concluir a venda!

ANÁLISE

Como toda ação digital permite a análise e monitoramento, o trabalho de inbound marketing não acaba na venda. Agora que você já consquistou um cliente, é hora de fidelizá-lo. O monitoramento constante também permite a identificação dos clientes mais rentáveis, e da mensuração do ROI de todas as ações.

Com o bom uso das técnicas de inbound marketing você gera mais vendas, conquista mais clientes e torna-se referência no seu ramo de atividade.

Para saber mais sobre estratégias de inbound marketing, assista ao episódio sobre o tema no nosso programa-minuto Instante Digital:

Fale com a Explay (aqui) e saiba como utilizar o inbound marketing a favor do seu faturamento.