Empreendedorismo é premiado pelo ISAE


Postado por: Marcos Dias Empreendedorismo

Empreendedorismo: cerimônia destacou projetos com impactos sociais, ambientais, econômicos e educacionais

Na última quarta-feira (17), o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), realizou o 9º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O evento destaca os projetos que servem de referência para o desenvolvimento sustentável em todo o país e promove impactos positivos na sociedade. Foram premiados acadêmicos, empresas e pessoas físicas em quatro categorias: social, econômico, ambiental e educacional.

Na abertura, o presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, reforçou a importância da cerimônia e destacou a homenagem ao nome da premiação. “É um prêmio representativo por vários motivos. O primeiro deles, por sintetizar uma causa e uma esperança muito grande, transmitido por uma figura emblemática, do nosso amigo Ozires Silva. É um líder que inspira jovens e coordena uma organização educacional brasileira com mais de 100 mil estudantes, mais de 3.500 professores e que com certeza, por sua luta e trajetória, expressa de uma forma muito clara a luta e o entendimento que a educação é o caminho da transformação”.

 

O tema da nona edição é a educação como ferramenta de transformação das pessoas em cidadãos conscientes e críticos. “A educação pode despertar sonhos, consciência social, diálogo democrático e a vontade de superar limites com responsabilidade. Essa é a educação que esperamos. Que cultive o desejo de aprender, que sensibilize pessoas e crie ideias em prol de um mundo onde a diversidade seja respeitada”, ressaltou o cerimonialista do prêmio, o jornalista Félix Calderaro.

Uma novidade nesta edição foi a parceria com a Escola de Arquitetura e Design, da Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), por meio do curso de Design de Produto, que desenvolveu o conceito do troféu. Na ocasião, as atividades, orientadas pelo professor Cláudio Thiele, foram produzidas em duplas, com intuito de criar modelos que passaram pela a avaliação do conselho do evento. Os vencedores foram os acadêmicos Vinicius Pires Cardoso e Mariana Tejada Kamiya, que retrataram a relação positiva entre o ser humano e o ecossistema. “A gente quis explicar a transformação entre a natureza e a inovação, que podem andar juntas”, explicou o aluno.

Além das categorias de Empreendedorismo na Educação, na Economia, no Social e na Sustentabilidade, a cerimônia, por meio do Prêmio Liderança Globalmente Responsável, destacou a relevância na trajetória do professor Belmiro Valverde Jobim Castro, em memória, pela sua liderança globalmente responsável, pelo seu papel transformador e inspirador na sociedade, e que fez a diferença na história na educação do Paraná. Advogado, economista e escritor, Belmiro transitou em diversos setores da sociedade, público, privado e acadêmico, e escreveu diversos livros, em destaque para a obra: O Brasil não é para Amadores. “Eu acredito que nós precisamos de mais Belmiros! Pela sua trajetória, pelas suas realizações e por ter utilizado a educação como grande fator de desenvolvimento. Eu não conheço um aluno que não seja grande fã do professor Belmiro”, enaltece o presidente do ISAE.

Após a entrega dos prêmios, o evento contou com o coquetel de confraternização, com o objetivo de incentivar o diálogo entre os premiados e convidados.

Conheça os projetos premiados:

Empreendedorismo na Educação

Estudante: Primeiros socorros dentro do ambiente escolar

Pessoa Física: Contribuir para o despertar do espírito empreendedor nos jovens do Município de Palmas/PR

Micro e Pequeno Porte: Protetor Térmico

Micro e Pequeno Porte: Programa Bom Aluno Capixaba

Médio Porte: Oficinas Empreendedoras do Cebrac

Médio-Grande e Grande Porte: Projeto Facilitadores: multiplicando conhecimento, gerando resultados

Empreendedorismo

 

Empreendedorismo na Economia

Estudante: TRIARE

Micro e Pequeno Porte: Projeto de economia solidária e protagonismo feminino

Médio Porte: Incubadora de empresas Fundação Educere

Médio-Grande e Grande Porte: Laboratório aberto SENAI – Metalmecânico

Empreendedorismo

 

Empreendedorismo Social

Estudante: Os benefícios da utilização de um aparelho de suporte parcial de peso em pacientes com Hemiplegia resultante de acidente vascular encefálico

Pessoa Física: Projeto Dialogando

Micro e Pequeno Porte: Voluntariado Líder Especial: a união do benefício social com o desenvolvimento da liderança

Médio Porte: Carinho de Mãe

Médio-Grande e Grande Porte: Programa de qualificação profissional em Liceus de Ofício

Empreendedorismo

 

Empreendedorismo Ambiental

Estudante: Potencial da incorporação de resíduos de borracha de pneus em matriz de gesso para utilização na construção civil

Pessoa Física: GET A RIDE! – App de caronas corporativas

Micro e Pequeno Porte: Unidade industrial da produção de briquetes ecológicos

Médio Porte: Produção de pasta de alto rendimento utilizando como matéria-prima resíduos de couro – projeto desenvolvido pelas empresas: Ademir José de Quadros e SENAI Telêmaco Borba

Médio-Grande e Grande Porte: Reaproveitamento de resíduos e a economia circular

Empreendedorismo

 

Prêmio Liderança Globalmente Responsável

Professor Belmiro Valverde Jobim Castro (in memoriam)

Empreendedorismo