O Futuro é analógico


Postado por: Explay

Foi com esse moto que a Lomography ressuscitou o filme fotográfico e iniciou um dos melhores casamentos entre o mundo digital e o analógico. Dá um Google aí. Se tiver um tempo, assiste o documentário da BBC, vale a pena.

Fazendo um exercício empírico de futurologia digo pra vocês sem a menor dúvida, que eles estão certos, o futuro é analógico. A Internet como conhecemos hoje é muito recente. Essa história todos vocês conhecem, mas de tão comum já não damos mais bola. Sir Tim Berners-Lee criou a World Wide Web há apenas 21 anos. Vinte um anos de muitos e-mails, bebês, asas de avião, pratos de comida, gatos, pornografia e pirataria. Redes sociais. Talvez um dos mais assustadores fenômenos da nossa história recente, comprovadamente tão viciante quanto drogas e, na minha opinião nada social. Mas isso é papo pra outra hora.

A verdade é que sentimos falta do calor da vida real.

Como disse Ben Barry do Analog Research Lab, “existem algumas coisas que na sua forma física ganham uma relevância maior e um caráter de preciosidade.” O estudo Born Free, realizado pela Research Now com adolescentes nativos digitais nos EUA, Polônia, Reino Unido e Alemanha mostra que pelo menos 30% deles conversam com os amigos e familiares sobre anúncios veiculados em mídias tradicionais como TV e revista, e que aproximadamente metade dos jovens ingleses lembrava de propagadas de TV e mídia impressa. Ao contrário, menos de um quarto recordavam anúncios on line. A lógica diz que eles são expostos a muito mais propaganda digital, portanto mais volume e menos relevância. É a tal da preciosidade, da uniquiness que faz a diferença num mundo abundante de informação.

Mas a história não para por aí. Os aparelhos eletrônicos também vão evoluir na mesma direção, mimetizando sensações e objetos reais. É só observar as tecnologias que estão batendo na nossa porta, como o Leap Motion, as telas flexíveis, e-ink e o paper tab e as deliciosas impressoras 3D. Se você acha que tudo isso é uma louca distante, o seu próximo iPhone pode ter uma tela com haptic feedback, dá uma olhada no vídeo da CES do ano passado http://youtu.be/FiCqlYKRlAA e me diz se o futuro é ou não analógico.