Redes Sociais
18.03.2016

Redes Sociais: ferramenta mobilizadora social

Redes Sociais: posicionamento e marketing

Em tempos dos posicionamentos críticos e textos opinativos, as redes sociais se transformaram em uma ferramenta de engajamento para causas sociais, se tornando um grande potencial para entidades do terceiro setor como um gancho do marketing digital. Seja para ajuda humanitária, animal ou de conscientização sobre a postura humana, as diversas mídias sociais são apostas para estimular investimento, angariar recursos e recrutar voluntários.

Diversas plataformas como ComçAki e KicKante são especialistas em organizar vaquinhas virtuais para movimentos sociais. De forma simples, as entidades ou instituições arrecadam o montante necessário para a ação descrita e em troca disponibilizam benefícios para os doadores. Desde produtos exclusivos até descontos em lojas conveniadas e parceiras do movimento.

Com uma estratégia de comunicação digital bem definida, o aproveitamento das redes sociais se torna um mecanismo essencial para mobilizar o interesse comunitário, assim atraindo mais visibilidade para atividades e projetos desenvolvidos.

Segundo a pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, divulgada pela consultoria comScore, os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais, sendo 60% maior do que o restante do mundo. Ainda segundo o levantamento, o povo do Brasil chega a gastar mais de 650 horas por mês no Facebook, rede com o maior número de visitantes únicos, seguido pelos portais de notícias e entretenimento.

 

No fundo do mar…

Em Florianópolis, um grupo de surfistas criou ações para limpar as praias da região e gerar atividades com o objetivo de conscientizar os frequentadores sobre a poluição marinha. O Projeto Route veio com o intuito de discutir a importância da educação ambiental para conservação da natureza local. Além disso, é uma forma de trazer discussões sobre o comportamento humano dentro do contexto ambiental e como isso impacta diretamente o bem-estar do ecossistema.

Recentemente, a equipe organizou uma arrecadação para a produção de um documentário que será lançado no segundo semestre de 2016. O média-metragem é um retrato de uma expedição de 120 dias que começou no Brasil e passou pelo Uruguai, Patagônia, Argentina e Chilena, e teve fim no Peru. O Uma Gota.doc é uma produção composta por vídeos, fotos, palestras sobre educação ambiental, ações de limpezas nas praias e entrevistas com profissionais, com o tema central: “lixo marinho, um problema Global”.

Na ocasião, as doações eram todas feitas pela plataforma de recolhimento online e tinham um limite mínimo e máximo, de vinte reais até dez mil reais. Em contrapartida, o projeto disponibilizava alguns produtos, ingressos cortesias e o nome dos participantes creditados no filme. Uma forma de agradecer a consciência e a ajuda para a execução do processo de filmagem.

Redes Sociais

 

Um dos doadores, Anderson Schneider, aos 31 anos é formado em Administração de Empresas e tem uma ligação forte com a natureza. “Sempre curti praia até pelo fato de nascer numa ilha com 42 opções de praias. A minha relação com qualidade da vida marinha acaba sendo pelo bom senso e vontade de usufruir um ambiente limpo e saudável”, explica o jovem. E conta: “acabo querendo conhecer por vontade própria. Saber, entender e vivenciar mais de perto o contato com a natureza, percorrendo trilhas pela ilha”.

 

Com um posicionamento bastante presente nas redes sociais, o projeto está cada vez mais ganhando espaço nas mídias online. Atualmente, a fanpage do grupo possui quase quatro mil curtidas e tornou-se um espaço para divulgar as ações e chamar atenção de novos voluntários. Além do Facebook, o projeto tem um canal no YouTube e uma página no Instagram.

Essa visibilidade traz mais força para as campanhas além de inspirar outros locais a desenvolver atitudes e responsabilidades neste sentido. “Toda política de conscientização é válida. Nos faz questionar e refletir sobre nossas atitudes. Um documentário bem informativo, ajuda na conscientização e ainda mais quando se pode atingir outras plataformas de mídia na internet, como YouTube, Facebook e Instagram, disseminando o acesso à informação”, destaca o administrador de empresas.

Anderson ainda não participou diretamente das atividades, mas se sente representado por ter investido no processo. “Como ainda não tive a oportunidade de participar ativamente de uma ação de limpeza nas praias, resolvi contribuir financeiramente como sendo parte de um todo, como sociedade, como cidadão. Acredito que ajudando isso terá um retorno para mim, como usufruir de um ambiente limpo e saudável, como uma lei do retorno. Fazendo coisas boas, coisas boas voltam”, ressalta.

Com uma vivência antenada sobre a importância da preservação e conservação da natureza, Anderson carrega diversos retratos bucólicos memoráveis e experiências inesquecíveis. “Tive a oportunidade de conhecer a Ilha do Campeche, em Florianópolis, e a preservação na ilha é forte. Há uma estrutura para receber os turistas, no qual é permitido passar apenas um dia. Você encontra animais pela trilha e durante todo o passeio. Pude mergulhar e ver os peixes de perto. A água é cristalina. Um paraíso único“, relembra o jovem.

  

Sobre a Explay

Há sete anos, a Explay® Web Agency desenvolve serviços positivamente surpreendentes no universo da Comunicação Online. É uma agência intensamente presente no mundo digital, que maneja com excelência as áreas do webdesign e marketing digital. Aqui, as melhores práticas são adotadas para termos êxito na construção de uma comunicação online bem-sucedida. A Explay® trabalha de forma constante com os seguintes serviços: criação de sites e hotsites, e constante manutenção desses; produção e gestão de conteúdo para blogs e redes sociais; marketing digital de alto impacto; SEO e SEM; anúncios online; planejamento digital; e atendimento personalizado.  Além disso, desempenha suas atividades com atenção às melhores práticas do World Wide Web Consortium (W3C) – entidade internacional que orienta o desenvolvimento web. O resultado são projetos com desempenho superior e compatíveis com a maior gama possível de navegadores e equipamentos do mercado – desktops, notebooks, tablets, smartphones Android, IOS, Windows Phone e outros.