Spoilers para todo o lado


Postado por: Explay

Séries de tevê e de livros estão em alta e, nesse meio, você com certeza já ouviu a palavra spoiler. Este é o papel que fãs de séries desempenham na cultura participativa em que vivemos: eles se envolvem e interagem.

 

Chamados de spoilers, estes fãs procuram reunir seus conhecimentos para tentar antecipar fatos de uma série. Por que tal personagem morre? O que acontece em tal lugar? Qual é o papel daquele objeto na série? Eventos ainda não explicados geram as dúvidas que instigam os spoilers a buscar pistas e informações nas entrelinhas para criar suas hipóteses.

 

spoilers para todo o lado

A melhor parte da brincadeira é que ela é um processo conjunto. Uma pessoa que só está observando, de repente, com o seu conhecimento de vida, com as suas informações, pode responder a uma pergunta que surgiu durante o debate. Ou seja, qualquer um pode contribuir com um pouco do que sabe.

 

spoiler para todo o lado

Assim, as informações coletadas tornam-se parte da inteligência coletiva, conceito utilizado por Henry Jenkins em seu livro, Cultura da Convergência. O tipo de conteúdo gerado pelos ávidos fãs jamais pode ser reunido em uma só pessoa. Ele faz parte do grupo como um todo.

 

Um exemplo de série sobre a qual os fãs criaram essa inteligência coletiva é Game of Thrones. A série já está entre as mais assistidas do ano e teve sua origem na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Insatisfeitos com algumas brechas que os livros e episódios deixaram até então, os fãs criaram um espaço para expor suas dúvidas, teorias e debates. Se você gosta da série, junte-se aos outros fãs no fórum Ice and Fire (http://bit.ly/1slswYe). Para incitar sua curiosidade, aqui você confere algumas especulações que surgiram: http://bit.ly/1nArXMw

 

spoilers para todo o lado

Este é o atrativo da brincadeira:poder compartilhar aquilo que você sabe, imaginar o que pode acontecer na próxima etapa. Afinal, o mais interessante é se envolver e entrar no jogo.

 

 Procure participar de algum grupo de série nas redes sociais e torne-se um spoiler