11.01.2019

E-learning: tecnologia que capacita profissionais e fideliza clientes

Em um ambiente online, a “menina dos olhos” da educação à

distância oferece redução de custos e empoderamento de profissionais

O E-learning ​é uma modalidade do ensino à distância. Online e ambientado em

plataformas digitais, se revela uma excelente alternativa para pessoas e empresas que

buscam reduzir custos e tempo, além de estimular o auto aprendizado de colaboradores.

Só no Brasil, segundo o Terra, o número de empresas autorizadas a oferecer o EaD

cresceu 133% ​em comparação com anos anteriores. Mas por que o E-learning ganha cada

vez mais espaço? Vamos lá:

 

Flexibilidade e personalização

Cursos e treinamentos adaptados ao E-learning permitem que empresas ofereçam

conteúdos personalizados ​aos seus colaboradores com tempo, espaço e custos

reduzidos. Como o ambiente de aprendizado é online, o número de usuários inscritos

em um determinado curso pode ser ilimitado. Além disso, não requer espaço físico para

acomodar pessoas além do notebook ou smartphone – em qualquer hora ou lugar.

 

Essa flexibilidade, diferentemente do ensino presencial, permite que o usuário administre

sua própria rotina de aprendizagem e assimile todo o conteúdo à sua maneira. Além disso,

tutores e administradores têm a possibilidade de acompanhar o rendimento dos alunos por

meio de relatórios de desempenho e, também, de atualizar o conteúdo conforme as

novidades vão aparecendo.

 

Tudo isso funciona por meio de um sistema de gestão de aprendizagem conhecido como

LMS ou Learning Management System. Essa plataforma conta com recursos e

funcionalidades interativas que estimulam a aprendizagem online. Um exemplo é a RD

University, que disponibiliza conteúdos gratuitos ou exclusivos para empresas que desejam

empoderar seus colaboradores e incentivar novos aprendizados em Marketing Digital.

 

Empresas estimulam clientes

 

O E-learning é uma forma flexível ​de ensinar e aprender. Essa flexibilidade pode ser a

galinha dos ovos de ouro para empresas que desejam obter leads mais qualificados e

interagir com clientes nas mídias digitais. Com a modalidade, é possível criar laços com o

público e educar o mercado a respeito do produto ou serviço que está sendo vendido.

 

Ótimo exemplo é a Associação de Promoção da Madeira (APM) de Portugal, que investiu

no E-learning para promover o turismo local. Com o objetivo de aumentar o número de

turistas, o APM disponibilizou um curso sobre o arquipélago de Madeira em seu site oficial

nos idiomas inglês e alemão. Segundo o Dinheiro Vivo, o resultado foi cerca de 570 cursos

concluídos por agências de viagem em apenas um ano.

Empresas que expandem seu negócio para franquias, também usufruem da flexibilidade

proporcionada pelo E-learning. Com o treinamento à distância de gestores franqueados,

por exemplo, é possível preservar o padrão de qualidade dos serviços da sede e otimizar a

comunicação entre unidades.

 

Saiba exatamente o que procura

 

No Brasil, são inúmeras as opções de plataformas de gestão em cursos e treinamentos

online para empresas que querem dar o primeiro passo no E-learning. Para não errar na

escolha, é preciso levar em consideração seus atuais objetivos e saber exatamente onde

o público está e o que ele quer.

 

Buscadores e comparadores de preços como o Buscapé, por exemplo, podem investir em

treinamentos de vendedores ou gestores de E-Commerce. Empresas que oferecem

consultorias em Marketing Digital podem empoderar seus colaboradores em plataformas

como o já citado RD University. São várias as formas de adaptação de conteúdos ao

E-learning.

 

As possibilidades de adaptação de conteúdos aos E-learning são infinitas. Seja pelo celular

ou notebook, em qualquer espaço, o ensino à distância online é uma nova forma de fidelizar

clientes. E o marketing de conteúdo é indispensável para que a estratégia de

comunicação atinja as pessoas certas com as ferramentas mais eficazes.

Gostou do artigo? Confira mais publicações sobre tecnologia e marketing de conteúdo no

Instante Digital​ e fique por dentro de todas as novidades!

 

Inspirações/referências:

 

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/um-ano-apos-mec-mudar-regra-polos-de-ensino-a-distancia-aumentam-133,de138d5989b55a22311a4b5b7526d5672geyy5yr.html

https://www.rduniversity.com.br/

Veja como e porque a educação de mercado é importante para o sucesso do seu negócio

https://www.dinheirovivo.pt/economia/lancada-plataforma-e-learning-para-divulgar-a-madeira-no-mercado-alemao/