25.04.2019

Três técnicas de SEO que você pode estar usando – mas não deveria

Nem tudo que se aprende vale para sempre. Mecanismos de busca são dinâmicos e mudam suas regras com frequência. Veja agora três técnicas de SEO que costumavam funcionar bem, mas hoje podem não ser tão bom negócio

É necessário se atualizar. Essa é a lei da vida, claro, mas ela é válida especialmente quando o assunto é o mix de marketing digital. Sendo o SEO um dos principais itens da lista que compõe as estratégias digitais, é necessário ficar de olho nas expectativas dos mecanismos de busca sobre os sites.

O Google, por exemplo, se atualiza periodicamente tendo como base as mudanças que seus usuários fazem em seus sites em busca de melhores posicionamentos. É graças a esse estudo constante que estratégias de SEO, como o spam de palavras chave camuflados no plano de fundo da página, tornaram-se ilegais e passíveis de punição. Hoje, nós da Explay trazemos para você três estratégias que costumavam funcionar, mas que hoje podem não ser uma aposta lucrativa. Se liga!

PBN’s generalizadas e compra de links sem conteúdo de suporte

PBN é um acrônimo que significa Private Blog Network. Trata-se de uma rede de blogs criada com a finalidade exclusiva de apontar links para um site/blog que se deseja rankear efetivamente. Esta é uma técnica cara, onerosa em termos de manutenção e que não gera resultados excelentes, posto que os blogs de PBN geralmente têm relevância baixa – tudo devido à mistura de nichos e conteúdos abordados.

A compra de links sempre foi vista como “antiética” pela maioria dos mecanismos de busca, mas costuma passar despercebida. Todavia, de nada adianta ter diversos links interessantes se o conteúdo do seu site não for relevante e digno de boa linkagem. Trabalhe seu conteúdo e seu linkbuilding visando a qualidade!

Spam de palavras-chave na meta-descrição

Outro lugar para spammar palavras-chave supostamente interessantes para seu site é a meta-description. Esta estratégia costumava funcionar, mas hoje também consta como “antiética” na lista de boas práticas do Google.

Novamente nosso conselho consiste em trabalhar o conteúdo com foco em qualidade: coloque na meta descrição apenas o que for relacionado ao conteúdo da página, incluindo somente palavras chaves condizentes!

Guiar-se exclusivamente por uma ferramenta de análise

Seja o Yoast ou ferramentas mais completas como o SEMRush, guiar-se por apenas uma ferramenta é como ter a opinião de apenas uma pessoa sobre um assunto importante. A aplicação de técnicas de SEO deve ser baseada em uma análise mais profunda, que leve em conta não apenas os dados das ferramentas, mas a intuição e o conhecimento do profissional de marketing digital.

Ferramentas devem ser utilizadas como guias gerais e fonte de confirmação de insights, mas seus resultados não podem ser tomados como verdades absolutas. Com base em apenas uma delas.

A Explay aplica as melhores técnicas de SEO

A Agência Digital Explay desenvolve serviços positivamente surpreendentes no universo da Comunicação Online e coloca em prática as melhores técnicas de SEO, sempre em contato com as melhores práticas dos buscadores.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e inovações do Marketing Digital.

Facebook

Instagram

LinkedIn