Comunicação Digital: a era mobile


Postado por: Marcos Dias Comunicação Digital

Comunicação Digital

Com a mudança dos costumes dos usuários, é tendência que as estratégias de comunicação digital se adequem às novas formas de consumo da mídia online. A VP global de marketing solutions do Facebook, Carolyn Everson, na participação do 4A’s Transformation Conference, destacou o aumento da utilização de smartphones como ferramenta de acesso à internet.

No Brasil, segundo o IBGE, são 36,8 milhões de domicílios que acessam a internet pelo celular, que se tornou a principal forma utilizada pelos brasileiros para acessar a rede. Com isso, vale ressaltar as preocupações mencionadas no evento por Carolyn, que defende os cuidados com as ações realizadas no Facebook, principalmente campanhas com vídeos.

De acordo com a executiva, são mais de 100 milhões de horas de vídeos consumidas diariamente na rede social, sendo que a maior parte dos usuários assiste uma média de 1,7 segundos de vídeo no mobile e 2,7 em desktop. Ainda segundo Carolyn, 43% das pessoas que assistem aos primeiros três segundos, tendem a terminar o vídeo.

Os dados são uma referência ao time criativo de campanhas, que tende a compreender a produção de materiais audiovisuais com atenções apenas em usuários de computadores. Vale pensar em uma comunicação digital que engaje também as pessoas que acessam a rede social por smartphones.

O mobile atingiu um grande patamar dentro da comunicação digital e se transformou em uma ferramenta fundamental para qualquer ação realizada na internet. Desde sites responsivos a criação de anúncios online, adaptados ao formato do smartphone.

 

Case no Mundo Digital

No mercado, algumas marcas já se adiantaram e aplicaram a categoria mobile como prioridades nas estratégias de comunicação digital. O Itaú, por exemplo, em sua campanha de 2016, estimula o download do aplicativo e utiliza, no universo mobile, o potencial de clientes do banco que ainda não acessam a ferramenta.  A estratégia, segundo o banco, é baseada em Business Intelligence – processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

Em entrevista à Revista Publicitta, o diretor de Marketing e Negócios do Itaú Unibanco, Fernando Amaral, definiu a base da estratégia utilizada na comunicação digital da campanha. “Estamos dando continuidade à campanha que iniciamos em janeiro, reforçando o que é ser digital. Desenvolvemos ações direcionadas para diversos perfis de clientes, com peças que trabalham as barreiras que impedem ou dificultam este acesso”. E completa: “trouxemos respostas para cada uma das possíveis dúvidas que impediam os usuários de aproveitarem toda a praticidade de nossos aplicativos”.

Através do levantamento sobre os acessos dos clientes na internet, o banco construiu alguns perfis, chegando à criação dos diferentes filmes. As produções apostaram em uma linguagem divertida e na criatividade. Confira um pouco sobre ação da marca:

Sobre a Explay

Há seis anos a Explay® Web Agency desenvolve serviços positivamente surpreendentes no universo da Comunicação Online. É uma agência intensamente presente no mundo digital, que maneja com excelência as áreas de web design e marketing digital. Aqui, as melhores práticas são adotadas para termos êxito na construção de uma comunicação online bem-sucedida.

A Explay® trabalha de forma constante com os seguintes serviços: criação de sites e hotsites, e constante manutenção desses; produção e gestão de conteúdo para blogs e redes sociais; marketing digital de alto impacto; SEO e SEM; anúncios online; planejamento digital; e atendimento personalizado.

Além disso, desempenha suas atividades com atenção às melhores práticas do World Wide Web Consortium (W3C) – entidade internacional que orienta o desenvolvimento web. O resultado são projetos com desempenho superior e compatíveis com a maior gama possível de navegadores e equipamentos do mercado – desktops, notebooks, tablets, smartphones Android, IOS, Windows Phone e outros.