tendências de marketing digita
16.02.2022

4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as principais tendências de marketing digital que podem te ajudar a lucrar mais neste ano

As plataformas de comunicação da web estão em constante transformação e as tendências de marketing digital naturalmente acompanham estas mudanças. 

Por isso, para ter sucesso neste meio, é fundamental que as marcas estejam atentas às inovações para aproveitar as melhores oportunidades de atração e conversão de leads.

Veja quais são as principais tendências que você deve incluir no planejamento para aumentar as vendas da sua empresa.

Tendências de marketing digital para lucrar mais

Vídeos

Com a consolidação do Tik Tok, outras ferramentas que oferecem o recurso de vídeo para produção de conteúdos como o Reels, Google Web Stories, Kwai, YouTube e YouTube Shorts, também ganharão mais força neste ano.

Uma dica é observar os conteúdos que estão em destaque e como os concorrentes estão se comportando neste formato de mídia. Também é super válido acompanhar os interesses da sua persona e principalmente, se ela está habituada com estas plataformas.

WhatsApp

O aplicativo já é um importante canal de vendas utilizado pelas empresas, ainda mais com a novidade do Whatsapp Pay, uma forma facilitada de efetuar pagamentos.

No entanto, a tendência agora, é que ele também seja um meio de promover relacionamento com as técnicas do marketing conversacional.

Ao invés de tentar realizar uma venda para um cliente que acabou de descobrir a sua marca já no primeiro contato, você irá guiá-lo pela jornada de compra.

Coloque-se à disposição, esclareça suas dúvidas e quando o lead estiver pronto para concretizar a compra, não perca a oportunidade.

Entretenimento

É preciso ter em mente que o usuário não acessa as mídias sociais pensando em interagir com uma determinada marca. Ele está lá para passar o tempo, para distração e durante esta experiência ele se depara com o conteúdo da sua empresa.

Mas como competir com os milhares de vídeos, memes, postagens de famosos e amigos? Bom, este é o grande desafio. 

Além das ofertas que você pode oferecer é essencial que a sua marca esteja antenada às novidades da rede para entregar conteúdos originais e que gerem entretenimento ao consumidor. Neste caso, o equilíbrio é tudo.

Marketing de influência 

Este tipo de estratégia vem de um crescimento constante e aparece entre as tendências especialmente por se tratar das ações promovidas em parceria com micro influenciadores (até 100 mil seguidores, porém com maior engajamento).

Muitas marcas estão apostando em “equipes” de pessoas ou profissionais, que possuem uma certa visibilidade nas mídias para divulgação de seus produtos/serviços. 

Mas antes de escolher quem irá representar a sua marca, pesquise bastante. Tenha a certeza de que a pessoa escolhida possua o perfil adequado para atender o seu objetivo e principalmente, que tenha identificação com o seu público-alvo.

Conte com a ajuda profissional

Agora que você já conhece as principais tendências de marketing digital para o ano que acabou de começar, entre em contato com a Explay e invista no sucesso da sua marca.