19.04.2021

A importância da persona na comunicação

Se a sua estratégia de comunicação não se baseia em uma persona, temos más notícias.

Vamos começar pela parte ruim: a má notícia é que provavelmente você vem jogando muito dinheiro fora, produzindo conteúdos e campanhas que não funcionam, gerando despesa ao invés de lucro. A boa notícia é que este é um problema que ainda pode ser consertado e hoje vamos te mostrar como. Mas primeiro, vamos esclarecer uma coisa:

 

O que é persona?

A persona é a representação do seu cliente ideal. Esse personagem pode até ser fictício, mas ele será construído baseado em coisas bem reais como a idade, o cargo que ele ocupa, o que ele gosta de fazer em seus momentos de lazer, quais são os seus valores, os principais desejos do seu cliente, medos e demais características. 

É perfeitamente normal que uma marca tenha mais de uma persona, que representa perfis diferentes que podem se interessar pelos seus produtos. E a ideia é que ela seja o mais real e detalhada quanto possível. Mas cuidado para não exagerar! Atenha-se ao essencial.

Não pense que somente clientes satisfeitos fornecem dados interessantes para a criação da sua persona. Aqueles que não estão satisfeitos com o produto ou serviço poderão ter muito mais facilidade para entregar observações úteis e necessárias. 

Para não confundir mais: a principal diferença entre persona e público-alvo é que no público-alvo falamos de um grupo de pessoas genérico e amplo, que tem o potencial de consumir o seu produto. Já a persona representa o cliente ideal para a sua empresa.

 

Como a persona contribui para a estratégia de comunicação?

Ao entender o perfil do seu cliente ideal com o desenvolvimento de uma persona, você entenderá diversos fatores fundamentais para que a mensagem seja entregue com sucesso. Alguns dados essenciais que a persona fornece para a estratégia de comunicação são: em que canais esta persona busca informações sobre o seu tipo de produto?, Quais são as principais dúvidas e assuntos de interesse que eu posso abordar?, Qual o melhor estilo de conteúdo e tom de voz para a comunicação?, Em que público eu devo focar?

Ao obter essas informações você terá muito mais chances de alcançar a efetividade que busca em suas ações de marketing digital! 

 

O que eu faço para ter acesso a esses dados?

A pesquisa ainda é o melhor meio de criar a sua persona. Converse com antigos e atuais clientes e colete esses dados para posterior análise. Pode ser via formulário físico ou digital ou entrevista semiestruturada (leva mais tempo, porém dá abertura para levantar questões relevantes obtidas durante as perguntas).

Desenvolva as perguntas com calma e encontre um equilíbrio entre obter os dados necessários e não cansar o entrevistado com muitos questionamentos. Separamos aqui algumas opções que podem te ajudar. 

Depois, insira todos os dados em uma tabela e compute os dados. Com base nestas respostas você poderá formular as personas adequadas para a sua marca. 

 

E aí, está preparado para revolucionar a estratégia de comunicação da sua empresa?

Fale com a Explay. Nós fazemos um diagnóstico da persona ideal para o seu negócio.