Jornada de compra do consumidor
24.05.2017

Jornada de compra do consumidor

Você conhece a jornada de compra do seu consumidor?

A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre até consolidar uma compra. São etapas que todos os compradores passam, muitas vezes sem perceber os passos envolvidos.

Antigamente, o início dessa jornada era a busca por produtos em catálogos, anúncios, ou até mesmo indo às lojas para pesquisar. Isso antes da internet. Hoje em dia o cliente começa pesquisando no Google e nas redes sociais, e só então vai para a loja e finaliza a compra.

Não é à toa que, em 2009, o Google batizou esse fenômeno de ZMOT – Zero Moment of Truth – ou Momento Zero da Verdade. O consumidor quer tirar suas próprias conclusões do que é melhor para ele, e para isso pesquisa antes na internet.

“57% dos consumidores já formaram sua decisão de compra antes de entrar em contato com o vendedor” (Conference Executive Board: Marketing Leadership Council Research, Sales Leadership Council Research)

Veja quais são as etapas que todo consumidor passa durante a jornada de compra – inclusive você!

ETAPA 1:  A primeira etapa da jornada de compra é o aprendizado e descoberta. O objetivo desta etapa é despertar o interesse do público por um determinado assunto.

Imagine que você tem uma empresa X, e numa certa reunião de negócios alguém lhe falou que era preciso entender a jornada de compra do consumidor para alavancar suas vendas. Você chegou no escritório, entrou no Google e pesquisou por “jornada de compra”. Encontrou esse post no blog da Explay e se interessou pela leitura.

ETAPA 2: A segunda etapa envolve o reconhecimento do problema. É aqui que consumidor percebe que existe algo a ser resolvido.

Agora imagine que, dias depois de sua primeira pesquisa, você entra no facebook e dá uma olhada nas páginas de seus concorrentes. Percebe que alguns deles conquistaram muitos fãs de uns tempos para cá, e estão se comunicando de uma forma diferente com os clientes. Aí você pensa que talvez fosse uma boa ideia contratar uma agência de conteúdo.

Coincidentemente (ou não) este post da Explay falando sobre o crescimento da publicidade digital aparece em sua timeline.

ETAPA 3: Chega então a terceira etapa – a consideração da solução. Neste estágio o comprador analisa possíveis soluções para a sua demanda.

Agora você está decidido: precisa encontrar uma boa agência digital para sua empresa. Volta para o Google e pesquisa por “agência web curitiba”. O primeiro resultado que aparece na pesquisa orgânica é:

Não é possível, esses caras só podem estar te perseguindo. E aí você decide entrar em contato e agenda uma visita. Afinal, se eles estão em primeiro no ranking, devem ser bons.

ETAPA 4: O que o leva à etapa final, a decisão de compra. Agora existe um consumidor decidido a comprar, em busca das melhores ofertas disponíveis.

Quer saber mais sobre a jornada de compras e impulsionar suas vendas?

Entre em contato com a gente por aqui e agende uma visita!