28.09.2020

Como o Benchmarking pode te ajudar a vender mais e melhor?

O Benchmarking nada mais é do que o estudo das melhores práticas feitas por empresas do mesmo segmento que o seu.

Para que a sua empresa prospere, é muito importante que as decisões sejam tomadas com base em fatos. Para isso existe o benchmarking. Estudar a concorrência e avaliar o que está dando certo é um dos passos mais importantes para compreender o seu público. E, com base nisso, desenvolver uma estratégia de sucesso. Muitos pensam que esse estudo é aplicável apenas em grandes corporações que aspiram ser cases de enorme sucesso. Mas nós iremos te revelar uma coisa: 

O benchmarking é aplicável em 100% das empresas que desejam evoluir e gerar lucro!

Fora do ambiente digital, existe a possibilidade de visitar as lojas e avaliar atendimento, embalagem, ambiente e até mesmo a qualidade dos produtos vendidos. Depois, para saber como a sua própria loja está se saindo, você pode contratar o cliente oculto. Uma pessoa especializada que fará a mesma análise na sua empresa. 

Ela irá avaliar os mesmos critérios, se passando por um cliente comum, sem que seus funcionários saibam que tudo é uma análise de como irão se comportar. 

 

Mas e no ambiente digital, como funciona o benchmarking?

Adaptando para o cenário atual, onde 50 milhões de usuários possuem conta no Instagram no Brasil e 15 milhões destes são empresas, já dá para imaginar que o benchmarking digital se fez mais do que necessário! 

Quando falamos em digital, é importante ressaltar que precisamos ir além das redes sociais. Procure saber também como está o site, blog e Google My Business e avaliar as facilidades que o seu concorrente oferece aos clientes. 

Esta avaliação da sua empresa e concorrência deve ser feita constantemente, afinal o comportamento do consumidor e mercado estão sempre em mutação, ainda mais no ambiente digital onde tudo ocorre muito mais depressa. Nada de se acomodar! 

 

Defina KPI’s

Antes de qualquer coisa, encontre um time de experts que te ajude neste processo. É fundamental estabelecer que pontos serão avaliados e qual a relevância de cada um deles. O que é importante saber e mensurar para saber se a sua empresa está bem e em que pontos pode melhorar? Somente uma equipe capacitada poderá te ajudar. 

 

E depois?

Dados coletados? É hora de traçar uma estratégia baseado em tudo o que foi encontrado durante a pesquisa. Após implementar as mudanças necessárias, é preciso um acompanhamento periódico para avaliar se a tática aplicada está surtindo o efeito esperado. 

 

O que mais eu preciso saber?

Este é o tipo de trabalho que precisa ser executado por uma equipe experiente e capacitada para a função. Tentar colocar a mão na massa e fazer o benchmarking por conta própria é algo que pode gerar frustração e desperdício de investimento. Se você quer começar um novo plano para a sua empresa com o pé-direito, conte com a Explay para te ajudar, temos mais de 10 anos de experiência no mercado, com os mais diversos segmentos. Saiba mais