diagnóstico de branding
16.03.2022

Diagnóstico de branding: saiba por que é tão importante para sua marca

Mas afinal, como funciona um diagnóstico de branding na prática? É isto que você verá a seguir

O diagnóstico de branding ou diagnóstico de marca é um processo fundamental para o direcionamento estratégico das empresas no meio digital.

 

Por meio dele é possível identificar as principais fraquezas, forças, concorrência e oportunidades de mercado. Contudo, este estudo precisa ser feito por especialistas para garantir os melhores resultados.

 

Como prova disso, uma pesquisa realizada pela Startup Farm apontou que 74% das startups brasileiras vão à falência antes mesmo de completar cinco anos. Entre os principais fatores, está a falta de planejamento e conhecimento aprofundado sobre o próprio negócio e mercado de atuação.

 

Mas afinal, como funciona um diagnóstico de marca na prática? É isto que você verá a seguir:

Benefícios do diagnóstico de branding

 

Após o raio-x completo da sua marca é possível identificar as melhores estratégias para atender as necessidades do seu negócio.

 

  • Elaborar ações eficientes
  • Reconhecer as prioridades da marca
  • Aprofundamento no público-alvo e persona
  • Melhora nos projetos e processos
  • Experienciência personalizada aos clientes
  • Melhores resultados financeiros

 

Confira agora como este diagnóstico funciona na prática:

 

Identidade da marca

 

É muito importante ter bem definida a missão, visão e valores da sua empresa. Tenha um slogan, logo, tom de voz, etc. Tudo isso é essencial para criar as conexões que o seu negócio deseja.

 

Metas e objetivos

 

Trace planos e metas correspondentes ao momento atual da sua marca e não tenha medo de mudá-los de acordo com a sua necessidade.

 

Tendências de mercado

 

Muito mais do que avaliar os concorrentes, ficar de olho nas tendências de mercado é essencial para identificar novas oportunidades de expansão do seu negócio, reforçar diferenciais e quem sabe até corrigir pontos que podem enfraquecer a sua marca.

 

Pesquisa

 

Converse com o consumidor, descubra quais são suas dores, suas necessidades, entenda quais são os diferenciais que ele busca na sua marca e ofereça uma experiência de qualidade.

 

Aproveite também para olhar para dentro da sua empresa e avaliar os pontos que podem ser ajustados para manter seus funcionários engajados com o projeto.

 

Faça um diagnóstico de marca com a Explay

 

Realizamos um diagnóstico da comunicação on-line e offline do cliente, passando pela análise do negócio em si, necessidades institucionais e comerciais, além de um estudo de ações da concorrência.

 

Após este entendimento, o planejamento sugere ações para corrigir possíveis deficiências e potencializar pontos fortes e diferenciais do seu negócio. 

 

Entre em contato e conheça todos os serviços da Explay.