Estratégias de Marketing Digital
26.08.2016

Estratégias de Marketing Digital da Netflix

Como as estratégias de marketing digital da marca causam tanto alvoroço nas redes sociais?

Com uma postura mais viral, a Netflix – provedora global de filmes e séries de televisão via streaming – chega a um patamar de influenciar outras marcas por conta de suas estratégias de marketing digital inovadoras. Dona de um tom cômico, quiçá irônico, abre oportunidades para personagens tirarem sarro de si mesmo, apostando em ícones famosos por memes na internet, como Inês Brasil, Xuxa Meneghel e Valesca Popozuda.

Nesta quinta-feira (25), às 10h43, não foi diferente. Depois do sucesso do vídeo de divulgação de Stranger Things com a rainha dos baixinhos, a internet veio abaixo com a transmissão de um live no Facebook com supostas cenas inéditas da segunda temporada de Narcos. Isso mesmo, você leu certo. Com uma nova proposta em estratégias de marketing digital, a Netflix antecipou partes do primeiro episódio da próxima season, que estreia na próxima sexta-feira (2).

Em apenas 4 horas de postagem, foram mais de 3 mil comentários. Um dia depois, são mais de 417 mil visualizações, 16 mil reações e quase 4 mil compartilhamentos. Com a sequência de acertos nas estratégias de marketing digital, a plataforma tem uma chave em comum em todas as ações: o fator surpresa. Uma fórmula mágica para fidelizar cada vez mais os fãs da série e de tantas outras produções originais da Netflix.

A sensibilidade da marca para pensar em estratégias de marketing digital compatíveis com cada público-alvo de suas séries e filmes é de extremo aprendizado. E não para por aí: a postura da própria plataforma nas redes sociais também não fica atrás. São fatores que envolvem planejamento, criatividade e muita pesquisa. A prova disso é a potência em que se transformou, sendo o principal serviço de TV por internet.

Quem não se lembra do teaser com Valesca Popozuda reverenciando a Poussey, personagem da série Orange is The New Black, em referência à música de trabalho da cantora? A ideia principal era se aproximar cada vez mais do Brasil e pontuar o lançamento da segunda temporada da obra. Falando nisso, mesmo com uma mudança de popularidade, a marca inovou mais uma vez com estratégias de marketing digital de impacto. Para o terceiro ano da produção, foi a vez de Inês Brasil protagonizar o mais engraçado diálogo da monótona Pipper, e claro, com muita referência às citações da subcelebridade.

Mas não é só de laranja que vivem as estratégias de marketing digital da Netflix e muito menos os homens. A produção do ano, Stranger Things, marca o feeling da plataforma para produzir obras originais de sucesso. Pensada com o único objetivo de ser cinco estrelas – forma de avaliação das produções -, a série trouxe ninguém mais e ninguém menos que a rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, para divulgar a série. Baseada nos anos 80, trouxe a atual fase da apresentadora em uma sátira à postura da época em que se dedicava a programas infantis. O melhor de tudo: com referência às polêmicas que envolviam a artista.

A postura descolada, o estilo jovial e a ousadia em trazer uma nova roupagem às estratégias de marketing digital é o principal legado da Netflix para a atualidade. O que vale destacar neste ponto é o contexto em que a marca se insere e a proposta de identidade escolhida pela equipe de criação da empresa. Opções que dão total liberdade para este processo criativo.

Faça como a marca, identifique as oportunidades certas para o seu negócio e invista em processos assertivos para a sua empresa. Peça já um diagnóstico para a Explay Web Agency!