11.06.2013

O que você quer (isso mesmo!) que aconteça com a sua conta do Youtube ou Gmail quando você morrer?

                Na vida real, quando alguém morre, parentes e amigos herdam suas coisas. Mas frequentemente nós estamos preocupados é com a seguinte questão: o que será da nossa vida virtual, das nossas contas em redes sociais e e-mails, caso morrêssemos?

                No que depender do Google, podemos escolher o que fazer. A empresa criou no mês de abril desse ano, o “Inactive Account Manager”, serviço que possibilita o usuário Google a planejar o “pós vida” de sua conta, tanto no caso de morte como abandono total da internet. O serviço engloba todas as plataformas da empresa: Gmail, Youtube, Blogger, Google Drive, Google+, Picasa e outras diversas menos populares.

É bem simples.

                Primeiramente, é necessário programar um tempo máximo que você ficará inativo nas suas contas, você pode escolher as opções: três, seis, nove ou 12 meses. Faltando um mês para chegar à data programada, o Google envia para um e-mail alternativo ou celular cadastrado um alerta sobre o prazo que está quase a expirar. Assim, caso o e-mail não seja respondido, o pior ocorreu: você está morto! A partir disso, o sistema executa o que for a sua escolha: compartilha com até 10 amigos (escolhidos anteriormente) todos os seus dados para download, ou elimina por completo todos os seus dados digitais, já veiculados pelo Google.

                Pois é. Já chegamos num ponto tão extremo de dependência digital, que nos preocupamos mais com o que será da nossa conta social, dos nossos amigos virtuais, do perfil e status que alimentamos diariamente por meio de um computador, um tablet, ou um celular, do que com o sofrimento que causaremos aos nossos parentes, amigos, colegas de trabalho e animais de estimação.

Fonte: Super/Abril