site responsivo
19.01.2022

Por que é importante ter um site responsivo?

Conheça os principais motivos para investir em um website responsivo para sua marca

 

Você já sabe que ter um website é essencial para toda marca que deseja se destacar no meio digital. Mas vai muito além disso, ele também precisa ser um site responsivo.

O que isso quer dizer na prática? Bom, isso significa que ele deve se adequar a todos os formatos de tela, independentemente do aparelho (celular, tablet, computador) utilizado pelo usuário para acessá-lo.

Um estudo divulgado em 2020 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que 73% dos brasileiros possuem acesso à internet, sendo que 58% da população conectada acessa a rede somente pelo celular.

A partir deste estudo é possível ter uma ideia mais clara da importância de ter um site responsivo, que se adeque ao formato do aparelho utilizado para acessar os canais digitais.

Websites com este recurso melhoram a experiência do usuário, aumentam a credibilidade da marca e estimulam novos acessos.

Mas atenção: não confunda site responsivo com site mobile, eles possuem características bem diferentes. Confira.

 

Qual é a diferença entre site mobile e responsivo?

Na versão mobile, ele é desenvolvido especificamente para atender estes dispositivos, porém operá-lo é mais trabalhoso, pois você terá dois sites diferentes. Um adequado para o mobile e outro para computadores.

Agora, o site responsivo como já falamos anteriormente, se adequa de forma automática aos diferentes formatos de telas. Sua operação é mais simples, utiliza a mesma URL e design único. Você terá apenas um site para monitorar.

 

3 motivos para investir em site responsivo para sua empresa

 

Maior relevância para o Google

A maior ferramenta de busca da internet utiliza critérios de SEO para criar o ranking dos melhores sites da web e entre estes critérios está a experiência do usuário.

Portanto, quando a sua marca possui um site que se adequa a diferentes formatos de telas, o Google entende que você está proporcionando qualidade na navegação do seu cliente. 

Assim, sua página tem mais chance de figurar no topo da primeira página da plataforma.

 

Diminui a taxa de rejeição

Quando o usuário encontra um site que proporciona uma excelente navegação, bom carregamento de imagens e boa legibilidade, ele tende a voltar. 

Mas caso ele fique frustrado, não deverá permanecer muito tempo na página e quem sabe ainda, procurar na ocorrência o que ele precisa.

 

Crescimento nas vendas

Ao garantir que o consumidor tenha uma boa experiência ao acessar o site da sua empresa, seja ele e-commerce ou não, você também aumenta a probabilidade de conversão. 

Além disso, como já mencionado anteriormente, os sites responsivos tendem a alcançar melhores posições nos buscadores, gerando mais tráfego e consequentemente, mais vendas para o seu negócio.

Sabendo destes benefícios, que tal entrar em contato com quem entende deste assunto? A Explay é uma agência de marketing digital certificada Google Partners especializada no desenvolvimento de sites de alto padrão técnico e design exclusivo.