produção de conteúdo
23.12.2019

Produção de conteúdo e UX: o sucesso para o seu site

Você conhece a fundo como funciona uma produção de conteúdo?

Talvez você responda que se trata de uma estratégia de marketing para chamar a atenção das pessoas e transformá-las em leads. Mas, sabia que a produção de conteúdo é toda pensada junto da experiência do usuário (UX)?

 

Isto é, redatores ou webwriters fazem um grande trabalho de otimização dos textos para melhorar a leitura na internet. Agora veja como produzir um conteúdo rico para todos lerem o seu textão!

 

Mostre seu trabalho

Um jeito fácil de fazer o leitor fugir do seu site é escrever sobre um assunto batido ou copiado. Não seja essa pessoa!

 

Abuse da criatividade, seja o diferentão que traz informações novas, com um jeito diferente de ver as coisas. Tudo para o leitor se interessar pelo que você tem a dizer!

 

Inclusive, analise os assuntos que permeiam sua empresa. Aproveite aqueles que estão em alta! Coletar referências do que está sendo produzido em seu nicho é superinteressante para a criação. É válido também pesquisar quais palavras-chaves são as mais assertivas para o seu mercado.

 

Quem vai ler isso?

Esta pergunta é muito importante para começar a produzir seu texto.  Saber quem é a persona da empresa facilita muito, pois entendendo o contexto do usuário já se sabe o que mais ou menos ele espera. Preste atenção na linguagem que ele costuma usar na internet!

 

O objetivo é ficar mais fácil e mais claro para o target. Então, escreva fluidamente como se vocês estivessem conversando. Mas, lembre-se: conteúdo não é venda! Facilite o entretenimento, o engajamento, e não afaste seu target.

 

Facilite a leitura

O conteúdo e a experiência do usuário andam juntos. O leitor da internet exige respostas rápidas, prontas, na mão deles. Isto é, um bom redator para web facilita o encontro do leitor com a solução da sua dúvida.

 

Como isso? Existem várias técnicas. Uma delas é construir um outline, como um roteiro estruturado do que virá a ser escrito. Isso pode ajudar a construir os subtítulos – que facilitam a leitura objetiva. Veja mais algumas técnicas a seguir:

 

Coloque as informações mais claras na introdução. Faça de tudo para o leitor não desistir de ler seu texto, mas, se isso acontecer, pelo menos o conteúdo já foi apresentado no início. Só não esqueça de instigar a leitura, ok!?

 

Negrite tudo o que é importante. Lendo apenas o que está destacado já dá para entender o que diz o texto. Como um texto dentro outro texto. Isso se chama leitura escaneável.

 

Atenção! Não seja o chato que escreve parágrafos gigantescos! Na metade, o leitor já não entende nada. Dê um espaço entre uma informação e outra. Você ainda pode usar:

  • bullet points;
  • listas;
  • imagens; e
  • gifs – eles deixam a leitura dinâmica e agradável.

 

Além disso tudo, o título acompanhado de um chamariz bem criativo também é uma boa técnica para chamar a atenção. Porém, eu aconselho escrevê-lo por último, porque o texto deve oferecer a melhor resposta que seu leitor procurava no Google.

 

Confira, ainda, se a formatação (tamanho, fonte, cores, etc) deixa a leitura confortável e, claro, otimize seu texto com as técnicas de SEO. Quer saber mais sobre como isso funciona? Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter!