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31.10.2019

Publiposts aumentam 92% no Instagram: é uma boa estratégia para o seu negócio?

Já ouviu falar sobre os publipost? Saiba como utilizar essa estratégia no seu negócio.

Você já viu aquelas postagens no Instagram que, ao final das legendas, estão marcadas com algumas hashtags como #ad, #publi ou #publipost? São as chamados publiposts: estratégias de divulgação de produtos ou serviços via patrocínio de influenciadores.

Essas postagens têm sido muito usadas no cotidiano de marcas que apostam em marketing digital e nas redes sociais, movimentando um mercado cada vez mais acelerado que, só neste ano, já apresentou um crescimento vertiginoso de 92% na plataforma do Instagram no Brasil.

Isto porque é uma estratégia que, dentre muitas outras características, coloca marcas em vitrines de espectadores fiéis a um influenciador digital, promovendo um tipo de divulgação chamado Marketing de Influência.

Mas, é essa uma estratégia eficaz em meio às tantas novidades que surgem dia a dia no mundo digital?

Entenda neste artigo como funcionam as ações de publiposts e saiba como elas podem fazer a diferença no seu negócio!

Como funciona?

Engana-se quem pensa que é só escolher alguém famoso ou com muitos seguidores na internet. O patrocínio de influenciadores é uma estratégia que requer planejamento e pesquisa prévios, a fim de identificar com consistência um perfil (ou mais) de criadores de conteúdo com uma audiência (número e perfil de seguidores) com potencial de compra para o seu produto ou serviço.

O que muitas empresas têm feito para se beneficiar dessa estratégia é a criação de uma rede de embaixadores, chamados embaixadores da marca, que periodicamente fazem reviews de lançamentos, testam produtos e anunciam novidades da marca para os seus seguidores.

Essa forma de divulgação, por ser extremamente aproximativa, pode trazer muitos brandlovers e fortalecer a reputação do negócio junto ao seu segmento, além de ser um meio constante de comunicação com um público maior do que o que é alcançado pelas suas redes sociais oficiais. Trata-se de um cenário positivo: segundo especialistas, 76% dos usuários de internet no Brasil já compraram produtos ou serviços indicados por influenciadores digitais.

Principais nichos

Como observado, o mercado de influenciadores digitais é um dos que mais cresce no Brasil, tendo confirmado números recorde em investimento por parte das empresas e alcance nos perfis anunciados. Os setores que mais crescem são os de beleza e cosméticos, seguidos por livros, moda e alimentícios.

Mas, como saber se um investimento em publiposts é eficaz para a sua marca? Elencamos alguns passos caso você queira testar publicações pagas com uma estratégia de influenciadores!

1. Conheça bem o seu público e onde ele está

Não se pode escolher o influenciador da sua marca somente através dos dados de alcance e número de seguidores. Esse fator é até importante, mas não definitivo. Importa estudar bem qual a sua fatia de mercado, quem se interessa pelos seus produtos e quais os perfis de criadores de conteúdo que melhor se comunicam ou se assemelham com o seu público final. Por isso, a dica é: conheça o conteúdo antes dos números!

2. Aposte em microinfluenciadores

Uma das tendências em marketing digital de mídias sociais são os micro influenciadores. Perfis mais pessoais e íntimos com um número reduzido de seguidores que estão em constante diálogo com o seu segmento. Perfis, normalmente, de 1 até 50 mil seguidores que fazem relatos e explicações sobre os diversos produtos que estão utilizando. Muitas vezes, esses usuários já fazem a divulgação do seu produto ou serviço na internet sem post patrocinado. Por isso, fique atento à quem marca sua empresa no Instagram! O tráfego orgânico é muito comum entre micro influenciadores. Vale observar.

3. Promoções cruzadas

As promoções cruzadas são as chamadas ações de troca entre marca e criadores de conteúdo. Para dar início a uma estratégia com influenciadores com baixo investimento, o envio de lançamentos ou mimos para os criadores pode ser uma boa alternativa. A fim de estabelecer um relacionamento e contato inicial com o perfil que você quer que divulgue sua marca, também é uma forma de testar a recepção do seu público e qualidade do conteúdo. Uma das melhores formas de otimizar o seu negócio é entendendo diretamente quem compra os seus serviços e o que estão achando do seu produto.

Mas, para que uma boa estratégia de publiposts ocorra junto da sua marca, não dispense um planejamento bastante detalhado de Social Media. A Explay Web Agency tem a solução completa em marketing digital voltado para mídias sociais que o seu negócio precisa. A fim de visar com assertividade os horários corretos de postagens, as ações a serem desenvolvidas, sua periodicidade e também uma avaliação financeira, esse serviço se torna indispensável ao seu negócio.

Continue acompanhando as novidades e dicas sobre marketing digital em nossas redes sociais. Tem alguma dúvida? Envie nos comentários.