31.10.2019

Publiposts aumentam 92% no Instagram: é uma boa estratégia para o seu negócio?

Você já viu aquelas postagens no Instagram que, ao final das legendas, estão marcadas com algumas hashtags como #ad, #publi ou #publipost? São as chamados publiposts: estratégias de divulgação de produtos ou serviços via patrocínio de influenciadores.

Essas postagens têm sido muito usadas no cotidiano de marcas que apostam em marketing digital e nas redes sociais, movimentando um mercado cada vez mais acelerado que, só neste ano, já apresentou um crescimento vertiginoso de 92% na plataforma do Instagram no Brasil.

Isto porque é uma estratégia que, dentre muitas outras características, coloca marcas em vitrines de espectadores fiéis a um influenciador digital, promovendo um tipo de divulgação chamado Marketing de Influência.

Mas, é essa uma estratégia eficaz em meio às tantas novidades que surgem dia a dia no mundo digital?

Entenda neste artigo como funcionam as ações de publiposts e saiba como elas podem fazer a diferença no seu negócio!

Como funciona?

Engana-se quem pensa que é só escolher alguém famoso ou com muitos seguidores na internet. O patrocínio de influenciadores é uma estratégia que requer planejamento e pesquisa prévios, a fim de identificar com consistência um perfil (ou mais) de criadores de conteúdo com uma audiência (número e perfil de seguidores) com potencial de compra para o seu produto ou serviço.

O que muitas empresas têm feito para se beneficiar dessa estratégia é a criação de uma rede de embaixadores, chamados embaixadores da marca, que periodicamente fazem reviews de lançamentos, testam produtos e anunciam novidades da marca para os seus seguidores.

Essa forma de divulgação, por ser extremamente aproximativa, pode trazer muitos brandlovers e fortalecer a reputação do negócio junto ao seu segmento, além de ser um meio constante de comunicação com um público maior do que o que é alcançado pelas suas redes sociais oficiais. Trata-se de um cenário positivo: segundo especialistas, 76% dos usuários de internet no Brasil já compraram produtos ou serviços indicados por influenciadores digitais.

Principais nichos

Como observado, o mercado de influenciadores digitais é um dos que mais cresce no Brasil, tendo confirmado números recorde em investimento por parte das empresas e alcance nos perfis anunciados. Os setores que mais crescem são os de beleza e cosméticos, seguidos por livros, moda e alimentícios.

Mas, como saber se um investimento em publiposts é eficaz para a sua marca? Elencamos alguns passos caso você queira testar publicações pagas com uma estratégia de influenciadores!

1. Conheça bem o seu público e onde ele está

Não se pode escolher o influenciador da sua marca somente através dos dados de alcance e número de seguidores. Esse fator é até importante, mas não definitivo. Importa estudar bem qual a sua fatia de mercado, quem se interessa pelos seus produtos e quais os perfis de criadores de conteúdo que melhor se comunicam ou se assemelham com o seu público final. Por isso, a dica é: conheça o conteúdo antes dos números!

2. Aposte em microinfluenciadores

Uma das tendências em marketing digital de mídias sociais são os micro influenciadores. Perfis mais pessoais e íntimos com um número reduzido de seguidores que estão em constante diálogo com o seu segmento. Perfis, normalmente, de 1 até 50 mil seguidores que fazem relatos e explicações sobre os diversos produtos que estão utilizando. Muitas vezes, esses usuários já fazem a divulgação do seu produto ou serviço na internet sem post patrocinado. Por isso, fique atento à quem marca sua empresa no Instagram! O tráfego orgânico é muito comum entre micro influenciadores. Vale observar.

3. Promoções cruzadas

As promoções cruzadas são as chamadas ações de troca entre marca e criadores de conteúdo. Para dar início a uma estratégia com influenciadores com baixo investimento, o envio de lançamentos ou mimos para os criadores pode ser uma boa alternativa. A fim de estabelecer um relacionamento e contato inicial com o perfil que você quer que divulgue sua marca, também é uma forma de testar a recepção do seu público e qualidade do conteúdo. Uma das melhores formas de otimizar o seu negócio é entendendo diretamente quem compra os seus serviços e o que estão achando do seu produto.

Mas, para que uma boa estratégia de publiposts ocorra junto da sua marca, não dispense um planejamento bastante detalhado de Social Media. A Explay Web Agency tem a solução completa em marketing digital voltado para mídias sociais que o seu negócio precisa. A fim de visar com assertividade os horários corretos de postagens, as ações a serem desenvolvidas, sua periodicidade e também uma avaliação financeira, esse serviço se torna indispensável ao seu negócio.

Continue acompanhando as novidades e dicas sobre marketing digital em nossas redes sociais. Tem alguma dúvida? Envie nos comentários.