26.04.2021

Shadowban: a punição do Instagram que afeta seus resultados

O Instagram aplica o shadowban a contas que possuem práticas desonestas

Apesar de não ser uma prática declarada de maneira oficial pelo aplicativo, é possível identificar se a sua conta está sofrendo com esse banimento temporário e dar a volta por cima utilizando o app conforme o manual de boas práticas. 

 

O que devo fazer?

O segredo maior está no que você não deve fazer. Não se desespere pensando que é o fim daquela conta que você tanto trabalhou para se tornar relevante. Não aumente loucamente o ritmo das postagens, não irá adiantar. 

Depois, é preciso investigar para confirmar que a sua conta realmente está com shadowban. Confira alguns dos sinais mais comuns. 

 

Quais são os sinais do shadowban?

Se a sua conta permanece com a frequência de postagens normal e mesmo assim seu alcance diminuiu, o ganho de seguidores apresentou queda e o engajamento também foi afetado, é provável que você esteja em shadowban. Tão importante quanto saber os sinais deste banimento temporário, é saber detectar se isto é o que realmente está acontecendo na sua conta na rede social

 

Existe alguma forma de saber se eu realmente fui penalizado?

Sim, você pode constatar o shadowban seguindo alguns passos, que informaremos a seguir. 

O primeiro deles consiste em pesquisar as hashtags utilizadas nos últimos posts e pesquisar na lupa para ver se os seus posts aparecem entre os resultados. Se a sua publicação não aparecer, é um sinal de problema.

Para continuar a verificação, publique um conteúdo normalmente, com os mesmos padrões, mesma linguagem e mesmas hashtags utilizadas tipicamente. Peça para, pelo menos, 5 perfis que não seguem a sua página pesquisarem pela hashtag utilizada. Se o seu conteúdo não aparecer, é bem provável que você esteja em shadowban.

Por último, você pode acessar a ferramenta Shadowban Tester como modo de dupla verificação. Não faça apenas o teste pela plataforma, ou somente o teste pelas redes sociais. Apenas estes dois métodos combinados podem confirmar o banimento. 

 

O que causa o banimento?

Antes de te falar como se recuperar desse tombo, é preciso entender o motivo pelo qual ele aconteceu. Aqui está uma lista com os principais motivos:

 

    • Dar unfollow em diversas contas após começarem a te seguir;
    • Interagir de maneira exagerada em conteúdos de outras páginas (pode ser interpretado como automação);
    • Usar automações para alavancar seguidores ou interações;
    • Não cumprir as políticas atualizadas da rede social;
    • Fazer um conteúdo que pode ser considerado ofensivo;
    • Utilizar as mesmas hashtags e em quantidade;
    • Usar hashtags proibidas;
    • Manter a conta inativa por muito tempo.

 

 

 

Como sair do shadowban?

O momento mais esperado. Se você já tem certeza de que o seu perfil está em shadowban, é possível se recuperar.

Em primeiro lugar, fique em torno de 2 dias sem logar na conta, deixe-a dormente. Depois, analise as últimas hashtags postadas e exclua algumas delas (uma boa dica é conferir a lista de hashtags banidas). Também é importante retirar temporariamente o acesso que outros aplicativos possuem à sua conta e mudá-la para uma conta pessoal (apenas por um período). Não esqueça de diminuir um pouco a frequência de postagens para evitar mais problemas. Se a sua conta for de um grande perfil empresarial, relate o problema para o Instagram e obtenha suporte técnico. 

 

Agora que você já sabe o que é o shadowban, como evitá-lo e como sair do banimento, que tal fazer um check-up em sua página?