22.10.2021

Customer Success: essencial para empresas que querem crescer

Customer success (sucesso do cliente) é uma metodologia que busca a realização do seu cliente

O Customer Success ou simplesmente sucesso do cliente é uma necessidade e uma grande oportunidade para uma empresa. E claro: é essencial para negócios que desejam crescer. 

 

O que é Customer Success?

Customer Success (sucesso do cliente) é quando o seu cliente atinge o resultado desejado por meio das interações com a sua empresa.

 

Por que ele é tão importante?

Os consumidores passaram a ter uma importância maior para as empresas ao longo dos anos. Hoje é preciso considerar o sucesso do cliente como uma forma de fidelização, algo além da própria felicidade. Por meio do sucesso do cliente, é possível aproveitar o seu empoderamento, advindo do acesso facilitado às informações e das próprias redes sociais.

 

São três os benefícios do sucesso do cliente, gerados intencionalmente através das suas interações com ele:

 

Retenção: seu cliente vai se manter fiel a sua empresa e continuará comprando seus produtos.

Expansão: seu cliente irá comprar mais da sua empresa ou ainda comprar novos produtos. 

Indicação: seu cliente irá falar da sua empresa para outras pessoas. 

 

Dicas de como implementar na sua empresa 

Para utilizar realmente do sucesso do cliente, as empresas precisam focar as operações de todas as suas frentes para que o cliente tenha sucesso. É necessário que o cliente seja o centro. 

Separamos algumas dicas para você implementar o sucesso do cliente na sua empresa:

 

Conheça muito bem o seu cliente

Da mesma forma que é criada uma persona para a sua empresa, você também precisa desse nível de detalhes do seu cliente para entender o que significa sucesso para ele. 

E na hora de definir quem é esse cliente, você deve pensar no cliente certo, aquele que tem um certo potencial de sucesso com aquilo que seu negócio oferece.

 

Não foque apenas no produto que sua empresa oferece

Depois da escolha do seu público certo, você deve focar na forma como o seu produto pode ajudar a resolver os problemas da sua persona. Dê atenção a isso. 

 

Elabore a jornada do seu cliente 

A jornada que o seu cliente vai seguir pode durar por vários anos. No Customer Success ela é dividida em duas partes:

 

Onboarding: é a fase inicial do relacionamento do cliente, quando ele conhece o seu produto e aprende a utilizá-lo. Nessa fase devemos entregar ao cliente o primeiro valor. Assim ele se torna mais confiante. 

 

Ongoing: é aqui que o cliente chega depois dos primeiros passos. Sua empresa já é conhecida por ele e isso mostra que ele está no caminho certo para o sucesso. Essa fase acontece ao longo do tempo e você deve acompanhar o seu cliente e fazer com que ele tenha resultados ainda melhores.

 

Pense sempre no sucesso do seu cliente 

O sucesso do cliente vai além de simplesmente gostar do seu produto. E isso deve ser pensado desde o momento da venda. É mais sobre os resultados que ele obteve. 

Então além de você fazer com que o seu cliente se sinta bem, você precisa ajudá-lo a obter o sucesso que ele deseja. Mostre a ele o melhor caminho a ser seguido. Assim, ele também irá falar da sua empresa para outras pessoas. 

 

Entendeu um pouco sobre o Customer Success? Mas ainda não sabe como você irá definir a melhor estratégia de comunicação para a sua empresa? Fale com a Explay e tenha a melhor solução para o seu negócio!